Laudos Técnicos

Inspeção em Fachadas

Ensaio de Percussão

O ensaio à percussão é utilizado para inspeção do Sistema de revestimento de fachadas, segue as prescrições da NBR 13755:2017 e tem como principal objetivo o mapeamento de áreas com falhas de aderência. Este ensaio é  realizado por profissional habilitado para trabalho em altura. Utiliza-se um martelo de fibra para identificar o som cavo ou oco do revestimento da fachada com delimitação das áreas com danos.

Inspeção de Juntas e Selantes

A inspeção das juntas de movimentação, de dessolidarização  e dos selantes tem como principal objetivo a verificação da integridade desses elementos, os quais são executados com a função de aliviar as tensões provocadas pela movimentação do revestimento e do substrato.

Teste de Resistência de Aderência

O ensaio de resistência à tração ou teste de arrancamento mede a resistência de aderência entre as camadas constituintes do revestimento das fachadas e o substrato, além de mostrar em qual interface há maior fragilidade no sistema. O ensaio segue as prescrições das normas da ABNT: NBR 13755:2017, NBR 13749:2013, NBR 13528-2:2019 e NBR 13528-3:2019.

Voltar ao topo.

Inspeção de Estruturas e DE Outros Sistemas DAS EDIFICAÇÕES

A inspeção de estruturas e dos demais sistemas das edificações tem como principal objetivo a avaliação das condições técnicas, de uso, de operação e de manutenção, além da verificação do desempenho, da funcionalidade e da vida útil dos mesmos. Vale destacar a importância da inspeção nos sistemas de instalações, como elétricas e hidrossanitárias, e na parte mecânica dos equipamentos, como nos elevadores. Ademais, a identificação de manifestações patológicas e a classificação do grau de risco é fundamental nesse tipo de inspeção.

Voltar ao topo.

Análise Termomecânica em Estruturas de Concreto Massa

A análise termomecânica tem como principal objetivo o estudo do comportamento térmico de estruturas volumosas de concreto, em que há a preocupação com o risco da formação de etringita tardia (devido à elevação das temperaturas internas da estrutura) e com o risco de  fissuras (devido ao surgimento de gradientes térmicos). Além da previsão das temperaturas, há a análise das tensões internas. Esse tipo de estudo é fundamental para a verificação da viabilidade de uso dos traços de concreto a serem utilizados e para o desenvolvimento de um plano de concretagem voltado para a redução dos riscos mencionados anteriormente e para a definição de pontos críticos na estrutura que devem ser monitorados.

Voltar ao topo.