Esclerometria
O ensaio de esclerometria é um ensaio não destrutivo, utilizado para estimar a resistência superficial do concreto endurecido, o equipamento utilizado no ensaio é chamado de esclerômetro de reflexão, sendo realizado seguindo as prescrições normativas da ABNT
NBR 7584:2012.

Ultrassom
O ensaio de ultrassom é utilizado para verificar a integridade de estruturas, detectando irregularidades internas, monitorando a qualidade e/ou o desgaste dos materiais constituintes e estimando propriedades, como o módulo de elasticidade do concreto e das argamassas. Esse ensaio é realizado conforme as prescrições das normas da ABNT: NBR 8802:2019, NBR 13281-1:2023 e NBR 13281-2:2023.

Pacometria
O ensaio de pacometria é utilizado quando se necessita identificar a localização das armaduras internas de uma estrutura. Por meio desse ensaio, é possível fazer um mapeamento desses elementos principalmente antes de ensaios destrutivos, como a extração de testemunhos de concreto, para evitar, assim, qualquer dano às armaduras.


Carbonatação
A carbonatação é a redução do pH do concreto através de uma reação entre os seus compostos e gases atmosféricos, como o gás carbônico. O ensaio de carbonatação verifica o avanço dessa reação sobre a camada de cobrimento de concreto, a qual é fundamental para a proteção das armaduras contra a corrosão.



Potencial de corrosão
O ensaio do potencial de corrosão é utilizado como uma ferramenta eletroquímica de auxílio ao monitoramento da corrosão das armaduras de estruturas de concreto armado.
Este ensaio nos auxilia a diagnosticar uma estrutura de concreto armado que, apesar de não ter sintomas aparentes de corrosão de armaduras, pode ter esse dano. Os resultados são qualitativos, indicando a probabilidade de corrosão. O ensaio é normalizado pela ASTM C 876:2015.



Termografia
Inspeção termográfica é realizada com o objetivo de identificar não conformidades, como infiltrações e fissuras, através de uma câmera com detector infravermelho. A execução deste ensaio é uma ferramenta importante durante as inspeções prediais.


Resistividade Elétrica
A resistividade elétrica é um dos principais parâmetros utilizados no monitoramento do desenvolvimento da corrosão de armaduras em estruturas de concreto armado, avaliando se o concreto está propenso à formação do processo corrosivo ou se apresenta condições que favorecem sua durabilidade.
